terça-feira, 30 de novembro de 2010

Lucas recebe pela 6º vez prêmio “Gestor Eficiente da Merenda Escolar”

MAS UMA CONQUISTA PARA O MUNICÍPIO, O QUE É BEM INVESTIDO TEM QUE SER FALADO...
PARABÉNS PREFEITURA, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, MERENDEIRAS, NUTRICIONISTA,  CONSELHO DE ALIMENTAÇÃO, FORNECEDORES E PESSOAS QUE CONTRIBUIRAM DIRETO OU INDIRETAMENTE PARA ESSA CONQUISTA.
A premiação aos municípios contemplados aconteceu na ultima segunda-feira (29) em Brasília. O prefeito Marino Franz recebeu das mãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva o premio de “Gestor Eficiente da Merenda Escolar”. Realizada pela ONG Ação Fome Zero e pelo Ministério da Educação (MEC), a avaliação observou quatro indicadores: desempenho administrativo-financeiro, eficiência nutricional, desenvolvimento local e participação social. Em todos eles o município obteve nota máxima.

Uma das características que influenciaram a premiação de Lucas do rio Verde é o fato de o município investir mais na educação do que apenas o valor que o governo federal repassa através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O repasse do governo federal do ano passado foi de R$ 270 mil, mas o município investiu cerca de 1,3 milhão nos quase sete mil alunos da rede municipal.

Pequenos agricultores do município fornecem a Secretaria de Educação, legumes, verduras, ovos, carnes suína, de gado e de frango, barateando o custo da merenda. Alem de tornar a alimentação dos alunos mais saudável a diversificação serve de renda para muitas famílias da região que fornecem sua produção à prefeitura.

Além das hortas, que produzem folheosas e leguminosas, a prefeitura mantém a padaria escolar, que produz pães, bolos, biscoitos, macarrão e outros alimentos que diversificam o cardápio das crianças.

40 profissionais trabalham nas cozinhas, todas amplas, arejadas e bem equipadas. O resultado de todo esse trabalho é visto nos índices de desnutrição infantil nas crianças matriculadas, que deixaram de existir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário