sexta-feira, 25 de março de 2011

Encontro Estadual de Conselhos de Educação 2011

O Conselho Estadual de Educação (CEE) e a União Nacional dos Conselhos de Educação de Mato Grosso (UNCME-MT), realizaram, na quarta e quinta-feira (23 e 24 de março), o “Encontro Estadual de Conselhos de Educação 2011”, no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá.


O evento iniciou com a mesa redonda “Os sistemas estaduais e municipais frente à implantação do Sistema Nacional de Educação”, coordenada pelo Secretário Municipal de Educação de Cuiabá, Permínio Pinto. Integraram a mesa redonda a presidente da UNCME Nacional, Profª Maria Ieda Nogueira; a presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (FNCE), Francisca Batista da Silva; e a diretora de Fortalecimento Institucional de Gestão Educacional do Ministério da Educação (MEC) Maria Luiza Aléssio.

Dando prosseguimento ao encontro, na quinta-feira (24 de março), no período matutino, ocorreu a mesa redonda “Plano Nacional, Estadual e Municipal de Educação e Regulamentação do Regime de Cooperação”, coordenada pelo presidente do Conselho Estadual de Educação, Geraldo Grossi Júnior. A mesa teve a participação do secretário Executivo Adjunto do MEC, Francisco das Chagas Fernandes, da secretária Estadual de Educação e presidente do Fórum Estadual de Educação, Rosa Neide Sandes de Almeida, e do presidente da Comissão Permanente de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto da Assembléia Legislativa do Estado, Ezequiel Ângelo da Fonseca.

À tarde, foi realizada a mesa redonda “Educação Infantil: desafios e problemáticas dos municípios mato-grossenses”, coordenada pelo presidente do Conselho Municipal de Educação de Cáceres, Laécio Neves Cardoso. Nesta mesa, os participantes foram a assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Lucas do Rio Verde, Salédja Alana Sales Santana; a presidente do Fórum de Educação Infantil de Mato Grosso, Jaqueline Pasuch; a presidente do Conselho Municipal de Educação de Alta Floresta, Maridilva Oliveira e Silva; e a gerente de Alfabetização da Secretaria Estadual de Educação, Alvarina de Fátima dos Santos.

Paralelo ao evento, na quarta-feira (23) à tarde, ocorreu reunião da UNCME-MT para a aprovação do regimento e eleição do representante estadual da entidade. A professora Maridilva Oliveira e Silva, do Conselho Municipal de Educação de Alta Floresta, foi eleita como nova presidente da UNCME-MT.

terça-feira, 15 de março de 2011

A EDUCAÇÃO INFANTIL DEVE PROGREDIR E NÃO RETROCEDER!

Diante de todos os avanços que obtivemos na educação infantil ao longo de toda história e que ainda teremos que avançar, nos deparamos com situações inusitadas que farão tantas lutas e conquistas serem consideradas em vão.


Digo isso, por ter lido o projeto de Lei 75 PL 75 que aprova a criação de creches domiciliares, uma contadição com a atual Resoluação nº 5, de 17 de dezembro de 2009 que fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil

Art. 5º A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, é oferecida em creches e pré-escolas, as quais se caracterizam como espaços institucionais não domésticos que constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças de 0 a 5 anos de idade no período diurno, em jornada integral ou parcial, regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino e submetidos a controle social.



Dessa maneira estamos fazendo uma mobilização nacional para que um maior número de pessoas assinem o abaixo assinado contra a aprovação do

A aprovação deste projeto significa um retrocesso para todos nós que militamos pela educação infantil em nosso país. Já conseguimos vários avanços, e agora um deputado propõe novamente a sua criação destacando que serão dadas 20h de curso para a mãe crecheira, vejam o absurdo, quando estamos todos lutando para que as crianças tenham professores qualificados atuando com elas e lhes proporcionando práticas educativas que lhes sejam significativas.


O site para assinatura se encontra abaixo, contamos com vocês.


Acessem http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/8347 para assinar o abaixo-assinado. Também divulguem em suas redes sociais e grupos de contatos.


Grande abraço!